Política de privacidad

História
do Grupo ADP

A ADP Fertilizantes é uma empresa de capital privado, virada para o séc. XXI. Criada em 1997, a partir da fusão das duas maiores empresas adubeiras em Portugal, pertencentes aos grupos Quimigal e Sapec, ocupa uma posição de destaque na produção e comercialização de fertilizantes na Europa, especialmente na Península Ibérica. 

Mais de um século de experiência

Criada em 1997, a partir da fusão das duas maiores empresas adubeiras em Portugal, pertencentes aos grupos Quimigal e Sapec, ocupa já uma posição de destaque na produção e comercialização de fertilizantes na Europa, especialmente na Península Ibérica. Em 1999 o Grupo José de Mello compra a posição ao Grupo Sapec, tornando-se o único acionista da empresa. Em 2009 o Grupo Fertiberia adquire a CUF -Adubos de Portugal alterando a sua designação social para ADP Fertilizantes. A ADP Fertilizantes, com mais de cem anos de experiência, é a empresa líder de mercado.

 

Cronologia

1898

Criação da Companhia União Fabril que inicia a produção de adubos e produtos químicos para a agricultura


1926

A SAPEC começa a exploração das minas de pirite e produção de fertilizantes a partir do ácido sulfúrico


1941

Criação da Amoníaco Português, com o início da produção de amoníaco sintético, ácido sulfúrico, sulfato de amónia e fertilizantes compostos


1957

Criação de Nitratos de Portugal que produz, fundamentalmente, adubos azotados e nitrato de cálcio.


1977

As nacionalizações da CUF, Amoníaco Português e Nitratos de Portugal dão origem à criação da QUIMIGAL


1989

Criação da SAPEC AGRO, SA, englobando todas as atividades ligadas a agricultura do grupo SAPEC


1991

Constituição da QUIMIGAL ADUBOS a partir da Divisão de Adubos do grupo QUIMIGAL


1997

Criação da ADP – Adubos de Portugal, SA resultante da privatização da Quimigal Adubos com a integração das atividades de Adubos e Sementes da SAPEC AGRO


1999

Em 1999 o Grupo José de Mello, até então detentor de 50% das ações compra os restantes 50% ao Grupo Sapec tornando-se o único acionista da empresa, através da holding CUF.


2009

O Grupo Fertiberia adquire a CUF- Adubos de Portugal S.A.. Na sequência desta aquisição a empresa altera a sua denominação social para ADP Fertilizantes S.A.


© ADP Fertilizantes 2018 | Todos os direitos reservados