Criada em 1997, a partir da fusão das duas maiores empresas adubeiras em Portugal, pertencentes aos grupos Quimigal e Sapec, ocupa já uma posição de destaque na produção e comercialização de fertilizantes na Europa, especialmente na Península Ibérica. Em 1999 o Grupo José de Mello compra a posição ao Grupo Sapec, tornando-se o único acionista da empresa. Em 2009 o Grupo Fertiberia adquire a CUF -Adubos de Portugal alterando a sua designação social para ADP Fertilizantes. A ADP Fertilizantes, com mais de cem anos de experiência, é a empresa líder de mercado.
1898
Criação da Companhia União Fabril que inicia a produção de adubos e produtos químicos para a agricultura
1926
A SAPEC começa a exploração das minas de pirite e produção de fertilizantes a partir do ácido sulfúrico
1941
Criação da Amoníaco Português, com o início da produção de amoníaco sintético, ácido sulfúrico, sulfato de amónia e fertilizantes compostos
1957
Criação de Nitratos de Portugal que produz, fundamentalmente, adubos azotados e nitrato de cálcio.
1977
As nacionalizações da CUF, Amoníaco Português e Nitratos de Portugal dão origem à criação da QUIMIGAL
1989
Criação da SAPEC AGRO, SA, englobando todas as atividades ligadas a agricultura do grupo SAPEC
1991
Constituição da QUIMIGAL ADUBOS a partir da Divisão de Adubos do grupo QUIMIGAL
1997
Criação da ADP – Adubos de Portugal, SA resultante da privatização da Quimigal Adubos com a integração das atividades de Adubos e Sementes da SAPEC AGRO
1999
Em 1999 o Grupo José de Mello, até então detentor de 50% das ações compra os restantes 50% ao Grupo Sapec tornando-se o único acionista da empresa, através da holding CUF.
2009
O Grupo Fertiberia adquire a CUF- Adubos de Portugal S.A.. Na sequência desta aquisição a empresa altera a sua denominação social para ADP Fertilizantes S.A.
© ADP Fertilizantes 2023 | Todos os direitos reservados.